Desabafos e outros dramas · Organização Pessoal e Bullet Journal

Como traçar metas para um ano inteiro?

Eu acho um ano MUITA coisa. E acho que cumprir metas durante o ano um fardo que a gente acaba carregando – e aí para tudo isso virar estresse e frustração é um pulo.

Toda a ideia de criar uma rotina de organização e colocar no papel (ou nos aplicativos) serve para que você consiga visualizar o todo e ter em mente as suas metas para aquele período. E isso não pode ser uma coisa pesada, senão não funciona e deixa de ser uma atividade que tem como objetivo primordial deixar sua vida mais leve.

Portanto, aqui vão algumas dicas possíveis que você pode aplicar para fazer a sua lista de metas para o ano de 2017!

Divida suas metas em categorias

Aqui eu dividi minhas metas para o ano usando o método de “Level 10 Life”. Fiz a adaptação para a minha realidade e cheguei nas seguintes categorias para as quais criarei metas esse ano:

  1. Família e relacionamentos pessoais
  2. Trabalho
  3. Saúde
  4. Finanças
  5. Desenvolvimento pessoal
  6. Espiritualidade
  7. Cultura
  8. Desenvolvimento físico

Crie suas metas para cada categoria

Essa é a primeira parte prática e há duas maneiras de fazer isso. A primeira é pegando cada uma das categorias ao lado e pensando em pequenas metas para elas. A segunda, que eu acho muito mais divertida e produtiva, é fazer uma lista de coisas legais (e até genéricas) que você quer fazer e, depois, encaixar nas categorias. Faltou alguma coisa ou lembrou de algo? Legal, é só ir lá e acrescentar hehehe.

Veja como ficou a minha lista (fiz usando o segundo método)

  1. Família e relacionamentos pessoais
    * Passar mais tempo com meu pai e os demais familiares
    * Lembrar de ligar e enviar presentes para as crianças da família
    * Em vez de mandar uma mensagem genérica no Facebook, ligar para quem está fazendo aniversário
    * Fazer pequenos mimos de agradecimento sempre que alguém me der algo legal
    * Dizer para as pessoas como me sinto em relação a elas
    * Enviar mensagens positivas quando sentir que precisam delas
  2. Trabalho
    * Dedicar mais tempo para a organização de tarefas
    * Alinhar sempre as tarefas de cada conta com os calendários e mante-los atualizados
    * Sempre buscar novas fontes de conhecimento e ferramentas
    * Focar mais em tarefas individuais
    * Iniciar uma tarefa quando outra for concluída
    * Manter a caixa de entrada e os e-mails organizados
    * Manter o desktop e as pastas de clientes organizadas
    * Levantar e fazer alongamentos pelo menos duas vezes ao dia
  3. Saúde
    * Fazer o check-up anual com o clínico geral
    * Passar no endocrino, dermato, gineco, bucomaxilar e neuro
    * Realizar todos os exames solicitados o mais rápido possível
    * Não abrir os exames antes do médico
    * Seguir as orientações
    * Manter a dieta restrita em açúcar
    * Manter a rotina de exercícios que ajudam a acelerar o metabolismo
    * Stop de diet talking (não preciso falar disso 100% do tempo e com todas as pessoas. É só seguir e pronto. Recusar o que for pra recusar e comer o que tiver que comer).
  4. Finanças
    * Fazer um fundo mensal de economias
    * Pagar as contas com antecedência para não esquecer delas
    * Organizar mensalmente as contas pagas
    * Evitar gastar com supérfluos
    * Não gastar fora do orçamento
    * Economizar mais energia elétrica, gás, etc
    * Fazer tratamentos e afins de beleza em casa
  5. Desenvolvimento pessoal
    * Fazer a rotina matinal todos os dias
    * Não arrumar desculpas para não fazer algo
    * Manter a limpeza mental e da casa em dia
    * Colocar em prática a rotina noturna
    * Organizar melhor os horários e tarefas
    * Aprender e falar inglês de maneira fluente
    * Ficar mais OUT do Facebook e outras redes sociais e focar mais no blog. Expor menos minha vida e trabalhar minhas opiniões e minha ideologia dentro dos meus grupos.
  6. Espiritualidade
    * Descobrir em que (ou quem) eu quero acreditar
    * Meditar todos os dias
    * Orar todos os dias
  7. Cultura
    * Não adicionar novos filmes nas listas até que todos os que já estão lá sejam vistos
    * Cuidado com o excesso de séries, tente acompanhar melhor as suas favoritas e só
    * Aprender a tocar violão
    * Ouvir mais música, buscar novos sons
  8. Desenvolvimento físico
    * Correr 500km em um ano
    * Fazer exercícios todos os dias
    * Estabelecer uma rotina de exercícios para fortalecimento muscular
    * Melhorar o fôlego
    * Nadar muito
    * Aumentar a resistência física e a força

Estabeleça níveis de prioridade para suas metas

Lembre-se de algo aqui: todas as categorias são prioridade. Não dá para fazer uma e deixa a outra de lado, é importante cumprir todas as metas, ok? Então, para facilitar, dá para dividir as metas em “curto”, “médio” e “longo prazo” – acrescentei também o filtro “default” para as coisas que sempre precisam ser feitas ou que devem ser feitas diariamente. As de curto prazo são as que você já pode começar a colocar em prática rápido. As de médio e longo prazo são aquelas você vai estipular quando serão realizadas. Vamos lá:

  1. Família e relacionamentos pessoais
    * Passar mais tempo com meu pai e os demais familiares (default)
    * Lembrar de ligar e enviar presentes para as crianças da família (curto prazo)
    * Em vez de mandar uma mensagem genérica no Facebook, ligar para quem está fazendo aniversário (médio prazo)
    * Fazer pequenos mimos de agradecimento sempre que alguém me der algo legal (médio prazo)
    * Dizer para as pessoas como me sinto em relação a elas (default)
    * Enviar mensagens positivas quando sentir que precisam delas (curto prazo)
  2. Trabalho
    * Dedicar mais tempo para a organização de tarefas (default)
    * Alinhar sempre as tarefas de cada conta com os calendários e mante-los atualizados (curto prazo)
    * Sempre buscar novas fontes de conhecimento e ferramentas (default)
    * Focar mais em tarefas individuais (médio prazo)
    * Iniciar uma tarefa quando outra for concluída (curto prazo)
    * Manter a caixa de entrada e os e-mails organizados (longo prazo)
    * Manter o desktop e as pastas de clientes organizadas (médio prazo)
    * Levantar e fazer alongamentos pelo menos duas vezes ao dia (curto prazo)
  3. Saúde
    * Fazer o check-up anual com o clínico geral (médio prazo)
    * Passar no endocrino, dermato, gineco, bucomaxilar e neuro (médio prazo)
    * Realizar todos os exames solicitados o mais rápido possível (médio prazo)
    * Não abrir os exames antes do médico (longo prazo)
    * Seguir as orientações (médio prazo)
    * Manter a dieta restrita em açúcar (default)
    * Manter a rotina de exercícios que ajudam a acelerar o metabolismo (default)
    * Stop de diet talking (não preciso falar disso 100% do tempo e com todas as pessoas. É só seguir e pronto. Recusar o que for pra recusar e comer o que tiver que comer) (curto prazo)
  4. Finanças
    * Fazer um fundo mensal de economias (curto prazo)
    * Pagar as contas com antecedência para não esquecer delas (médio prazo)
    * Organizar mensalmente as contas pagas (default)
    * Evitar gastar com supérfluos (longo prazo)
    * Não gastar fora do orçamento (curto prazo)
    * Economizar mais energia elétrica, gás, etc (curto prazo)
    * Fazer tratamentos e afins de beleza em casa (médio prazo)
  5. Desenvolvimento pessoal
    * Fazer a rotina matinal todos os dias (default)
    * Não arrumar desculpas para não fazer algo (curto prazo)
    * Manter a limpeza mental e da casa em dia (default)
    * Colocar em prática a rotina noturna (médio prazo)
    * Organizar melhor os horários e tarefas (curto prazo)
    * Aprender e falar inglês de maneira fluente (longo prazo)
    * Ficar mais OUT do Facebook e outras redes sociais e focar mais no blog. Expor menos minha vida e trabalhar minhas opiniões e minha ideologia dentro dos meus grupos. (curto prazo)
  6. Espiritualidade
    * Descobrir em que (ou quem) eu quero acreditar (longo prazo)
    * Meditar todos os dias (curto prazo)
    * Orar todos os dias (curto prazo)
  7. Cultura
    * Não adicionar novos filmes nas listas até que todos os que já estão lá sejam vistos (longo prazo)
    * Cuidado com o excesso de séries, tente acompanhar melhor as suas favoritas e só (curto prazo)
    * Aprender a tocar violão (curto prazo)
    * Ouvir mais música, buscar novos sons (curto prazo)
  8. Desenvolvimento físico
    * Correr 500km em um ano (longo prazo)
    * Fazer exercícios todos os dias (default)
    * Estabelecer uma rotina de exercícios para fortalecimento muscular (default)

Coloque em prática!

Eu sei que o ano ainda não acabou, tem uns dias pela frente, mas veja o que você pode começar a fazer HOJE e faça. Acredita em mim, você começa a construir hábitos novos em qualquer momento da vida.

Uma amiga minha me disse uma vez que “você nunca vai estar 100% preparada para o momento certo, o que faz de qualquer momento o momento certo, vai e faz” (em inglês era muito mais bonito).

capture

Amanhã quero mostrar meu planner e como vai ficar esse “8 Life Goals” no meu Bullet Journal.

Inspirem-se!

2 comentários em “Como traçar metas para um ano inteiro?

Deixe um comentário

