Resolvi ter um bullet journal. Depois de muita e exaustiva pesquisa vendo vídeos sobre métodos de organização, o BuJo – apelidinho carinhoso – me pareceu a maneira mais prática – ou menos zoneada – de começar a jornada para ser uma pessoa mais organizada.
A última coisa que eu vou procurar é o tal do caderno quadriculado. A primeira coisa que eu vou fazer é já pensar na montagem do BuJo focando na minha produtividade e na minha divisão de tarefas, planejamento semanal e mensal, além de dar um cuidado especial pra ele – no sentido de usar o negócio mesmo.
O Bullet Journal é um método de organização desenvolvido por Ryder Carrol, um designer de NY. O método é bem simples e parte do princípio de fazer uma organização semanal das suas atividades.
O BuJo se divide em duas partes, que são as páginas fixas: legenda das tasks, índice – que é essencial para encontrar as coisas nele depois -, planejamento mensal (future tasks) e semanal. Mas muita gente coloca outras coisas legais no BuJo, como livros para ler, filmes para ver, um “diário de gratidão” ou as “memórias”, os diários de hábitos e aniversários.
Quando montar o meu BuJo eu falo um pouco melhor sobre essas coisas. Apesar de serem super legais de fazer, essas páginas não são obrigatórias, apensa o tracker semanal de tasks (tarefas, itens a cumprir) e compromissos que valem, ok?
Para entender o método é mais fácil assistir ao vídeo do próprio Ryder Carrol, em inglês e visitar seu site:
Abaixo, algumas inspirações dessas “páginas aleatórias” que gostei e que, muito provavelmente, vão compor meu BuJo – lembrando mais uma vez que não são obrigatórias.
Livros para ler
Filmes para ver
Diário de gratidão
Aniversários
Diário de hábitos
***
Se você quiser ver essas e outras inspirações de páginas aleatórias, decoração do BuJo ou outras imagens inspiradoras, me segue no Pinterest!
Eu tô completamente apaixonada por essas páginas. Ok que muito provavelmente eu não tenho talento nenhum pra fazer coisas tão bonitinhas, mas já quero! ahahahahhahaah
CurtirCurtir